terça-feira, 20 de março de 2012

O Café E Seus Mistérios

O café é uma bebida originária dos rincões da África, mais especificamente da Etiópia e do Quênia. E, como toda boa bebida, há uma lenda envolvendo o café. A história diz que um pastor de cabras chamado Kaldi observou que os animais ficavam mais “ligados” depois de comer as folhas e os frutos do pé de café. Repassou a informação a um monge da região e esse fez uma infusão com os frutos, criando assim a bebida mais famosa do mundo.
café foi cultivado no oriente até 1570, quando mercadores de Veneza trouxeram a novidade para a Itália, abrindo as portas do Ocidente ao café.
Uma curiosidade: quando o café chegou na Itália, era considerado uma bebida dos seguidores do profeta 
Maomé. O seu consumo por cristãos só foi liberado após o Papa Clemente VIII provar (e aprovar) o café.



Matéria prima para a bebida.
É uma bebida produzida a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro. É servido tradicionalmente quente, mas também pode ser consumido gelado. O café é um estimulante por possuir cafeína — geralmente 80 a 140 mg para cada 207 mL a depender do método de preparação. É a bebida mais consumida no mundo todo, depois da água. Desde jovens até adultos, o café criou uma cultura impressionante ao seu redor. Bons exemplos disso é a multinacional americana Starbucks (que vende café e outros produtos relacionados), com vendas recordes de máquinas de café e o surgimento de uma profissão destinada exclusivamente ao café: os baristas.

O café em terras brasileiras é produto de um contrabando: em 1727, o sargento Francisco de Melo recebeu a ordem de arranjar mudas de café para iniciar o plantio. Para isso, Melo fez uma viagem para a Guina Francesa, onde conquistou a esposa do governador local e arranjou uma muda de café-arábico, que trouxe ilegalmente para Belém (Bandido esse Melo, hein?). Em 1984 o Brasil já era conhecido por ser  o maior exportador de café do mundo com 25%. Hoje ele exporta 35%.
O que muita gente não sabe, é que o café possui muitos benefícios para o corpo e para a mente, como:
 > O consumo moderado de café (de três a quatro xícaras por dia) exerce efeito de prevenção de problemas tão diversos como o mal de Parkinson, a depressão, o diabetes, os cálculos biliares, o câncer de cólon e o consumo de drogas e álcool. Além disso melhora a atenção e, consequentemente, o desempenho escolar e a produtividade no trabalho.
> O café contém vitamina B, lipídios, aminoácidos, açúcares e uma grande variedade de minerais, como potássio e cálcio, além da cafeína.
> O café tem propriedades antioxidantes, combatendo os radicais livres e melhorando o desempenho na prática de esportes.
> Doenças como infarto, malformação fetal, câncer de mama, aborto, úlcera gástrica ou qualquer outro tipo de câncer não estão associadas ao consumo moderado de cafeína. Segundo alguns estudos, o seu consumo poderá mesmo baixar o risco de cancro da próstata.
> Melhora a taxa de oxigenação do sangue.
E é claro, tudo que é bom tem seu lado ruim. Então, entre os malefícios que o café possui, podemos listar:
> Ação diurética compulsivo causadora de perda de minerais e oligoelementos, aminoácidos e vitaminas essenciais.
> Causa enfraquecimento do organismo através da perda de sódio, potássio, cálcio, zinco, magnésio, vitaminas A e C, bem como do complexo B.
> Possui relação direta com a doença fibroquística (eventualmente precursora do “câncer da mama”).
> Pode causar o aparecimento de polipos (primeiro estágio do câncer no aparelho digestivo), verrugas, psoríases e outras afecções dermatológicas (vou parar de tomar já! brinks).
> Reduz a taxa de oxigenação dos neurônios.
> Provoca uma maior secreção de ácido clorídrico, causando irritações nas mucosas intestinais que causam colites e ulcerações, principalmente para quem sofre de gastrite.
Sua ação é acidificante do sangue, propiciando o surgimento de leucorreias, cistites, colibaciloses e variados acessos fúngicos.
 
Como falei anteriormente, o café fez surgir uma nova profissão, especialista em desenhos de café, o Barista. É um profissional com fama recente, e um mestre em fazer desenhos incríveis com apenas café e leite. Existe até campeonato mundial de baristas! Veja:
Dá até pena de tomar, né?


Eu particularmente a-m-o café e pode até ser psicológico, mas se eu passar o dia sem o tomar, quando chega à noite, minha cabeça fica parecendo que vai explodir. rs

Tive uma ajudinha daqui e aqui.

beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comente!