quarta-feira, 21 de março de 2012

Do Quê Você É Fã? RHCP

"Do que você é fã?" é uma tag onde eu, Caroline, estarei "entrevistando" fãs por aí. Não só fãs de bandas, cantores, sei lá, mas fãs no geral, de diversas coisas.
E pra abrir com chave de ouro (olha eu trocando os ditados, rs), eu não poderia começar isso aqui com outra pessoa que não fosse a Raquel de Morais, uma amiga muitíssimo querida e que sempre tá lá pra me ouvir falar de Kol e John Mayer. Então, let's go!



A Banda:  Red Hot Chili Peppers.




- O porquê?


Raquel:  Eu acho que música é questão de identificação. No caso do RHCP, nem sempre eu me identifico com as letras: é o som que me encanta. É uma reciclagem de músicas sempre. Admiro muito essa capacidade de renovação, esse dinamismo que se perde em bandas mais antigas, mas com eles, não; essa habilidade que eles têm de chegar lá e “pá”, soltar aquele som na hora e você pensa que eles desenharam tudo aquilo milimetricamente. Eu não quero ver um show ali no Youtube ou em DVD e um dia (se Deus quiser) ir ao show deles e ver/ouvir a mesma coisa. Não gosto dessa automação dos shows (da vida em geral, aliás) de muitos desses artistas mais novos.

- O que te faz querer mostrar a banda para outras pessoas? 


Raquel: Pensando bem, eu não sinto muita vontade de mostrar a banda para as pessoas. Eu prefiro encontrar alguém que já conheça a banda para que eu possa fazer aquela discussão filosófica sobre as músicas. Pena que isso nunca acontece e os amigos mais chegados (tipo Carol que entende muito desses feelings) têm de ouvir meus longos discursos ‘peppéricos’. Mas é claro que eu incentivo algumas poucas pessoas que eu acho que merecem ouvir (risos).

- Melhor álbum? Porque? 


Raquel: Stadium Arcadium. É uma síntese que traz desde o funk rockeado de 1983 até o som mais leve que eles passaram a tocar por volta de 1999. Acho que é a fase de maior harmonia entre John , Flea, Chad e as letras de Anthony. Mas, assim como a música isolada, cada momento tem um álbum que se adequa mais. Por exemplo, ultimamente eu estou ouvindo muito o By the way que é o mais leve, mais me(loso)lódico. No entanto, o Stadium é o meu amor.


Capa do Stadium Arcadium


- Melhor Videoclipe? Porque? 


Raquel: Apesar de não ser minha música preferida nem de longe, acho que o melhor clipe é Dani California. É uma homenagem aos grandes nomes do rock e aos grupos que os influenciaram. Além de ser bom por isso, ficou divertido e bonito.






- Música favorita. Porque?


Raquel:  Se eu disser hoje que é uma, amanhã é outra. Tem a favorita de cada momento, mas acho que varia mais entre Don’t forget me, Around the World e Wet sand. Around the world foi a minha primeira paixão, porque não existe linha de baixo mais viajante que essa e eu hei de aprendê-la um dia. Ela me deixa eufórica. Wet sand e Don’t forget me são o auge de John Frusciante para mim. Don’t forget me diz assim “Make the hair stand up on your arm’ uma coisa do tipo ‘faz você arrepiar’ e é isso que eu sinto quando eu as ouço.


We Sand:


Around The World:


Don't Forget Me:


- Um orgulho.

Raquel:  Eu percebo que muita, mas muita gente mesmo, fala que se interessou em aprender a tocar algum instrumento por causa do RHCP. Especialmente o baixo, que é a “cara” da banda. Não é um instrumento que você vê muita gente falando que quer aprender, que gosta. Tem gente que até confunde baixo com guitarra! Então eu acho linda essa influência.
John Frusciante
Dicas da Raquel:

.  Alguns shows:

Lives La Cigale (Paris 2006) com John Frusciante 
Lives La Cigale (Paris 2011) com Josh Klinghoffer 

.  Alguns vídeos e músicas: 

Can’t Stop (2003) 
Look Around (2012) 
Did I Let You Know? (feito por fãs - 2012) 
This Velvet Glove (Californication) 
Snow (Stadium Arcadium) 
Suck My Kiss Cover Mamonas Assassinas 
Soul to Squeeze (1993) 

 Imagens favoritas: 




Chad no Brasil


John Frusciante

Anthony Kieds

Off the map  
Antiga formação com Cliff Martinez e Hillel Slovak 

John Frusciante

Anthony e Flea

Anthony e John


E aí, depois dessa entrevista deu vontade de ouvir RHCP loucamente? Porque eu já estou adicionando umas na playlist.

beijos




  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comente!