segunda-feira, 2 de abril de 2012

Talihina Sky - The Story of Kings Of Leon


Os Kings Of Leon surgiram já nos anos 2000, numa altura em que o rock revival – que tinha nos The Strokes a grande figura de proa – voltou a tomar conta das rádios e das tabelas de venda. Banda de rock alternativo, com algumas influências de country, os Kings of Leon acabaram por se tornar um fenômeno à escala planetária. Alcançando a  ascensão com o penúltimo álbum, Only by the Night lançado em 2008, ultrapassaram os 6 milhões de vendas, contrariando a tendência de um mercado cada vez mais dominado pelos downloads (legais ou não). Mas em todo este tempo sempre se falou do passado dos três irmãos Followill (o quarto membro é Matthew, primo deles), os quais cresceram sob uma educação rígida, administrada por um pai que era sacerdote da Igreja Evangélica Pentecostal, alcoolátra e que desejava que os seus filhos seguissem uma vida religiosa. Contraditório, não? 

Os três irmãos e o primo acabaram por se tornar estrelas rock, com tudo o que o cliché da vida de rocker acarreta. E de uma vida de adoração passaram a ser figuras adoradas por milhões. Embora houvesse quem duvidasse do passado dos Followill (aparentemente era uma história demasiada boa demais para ser verdade), a verdade é que a vida deles resultou num documentário, Talihina Sky, que vem confirmar o passado dos três, suas raízes, seus problemas e seus traumas. 


Até quem não é fã ou não conhece absolutamente nada sobre os Kings of Leon, nem por um segundo se sentirá perdido, pois o filme constrói um retrato lento e sinuoso da banda e cada um de seus membros com tal cuidado e complexidade que, por fim de uma hora e meia você vai sentir como se tivesse testemunhado não apenas as suas experiências em turnê e como músicos, mas também suas infâncias e suas vidas inteiras. 
Construído a partir de vídeos caseiros dos meninos como filhos, fitas de estágios iniciais da banda enquanto gravavam/ensaiavam e vagando corredores do hotel em busca de doces e refrigerantes, entrevistas com os pais, tias e tios, e todos os tipos de membros da família, bem como conversas com cada membro da banda, o filme cria uma história íntima e complexa de três irmãos que são ambos carregando e tentando se esquivar de sua infância, passando de cidade em cidade para acompanhar seu pai pregador, rebelando-se contra a sua estrita religião e educação, e ainda por ser incapaz (ou talvez sem vontade) para executar a partir dele. 
A força principal do filme é a intimidade e extremamente próximo acesso que Mitchell (Ele é um amigo da banda da que estava lá para documentar a sua ascensão a partir do momento do seu contrato de gravação inicial.) tinha claramente com a banda e sua família.  Além de ser um retrato honesto e complexo, o filme também chama alguns paralelos instigantes entre os espetáculos de rock n' roll e religião.
Talihina Sky é sobre músicos sim, mas sua força é que se eleva acima da faixa que narra e funciona brilhantemente bem, não apenas como uma biografia/"Rockumentário", mas como um documentário sobre a família, bem explorando as raízes, a crença, e cabo de guerra entre o nosso passado e o nosso futuro

Veja o trailer e algumas imagens:


Em entrevista a revista Rolling Stone:

"Tínhamos uma câmara de vídeo na nossa primeira turnê de sempreNós pensamos, 'Dez anos a partir de agora, quando estamos todos a trabalhar na Target, podemos colocar essa fita e mostrar aos nossos filhos como nós costumavam usar calças de brim das meninas', ou qualquer outra coisa. Em vez disso, acabou como uma representação reveladora das relações familiares por trás da banda. Nós mostramos um lado de nós mesmos que a maioria das pessoas não tem coragem para mostrar", disse Nathan.


 "Ninguém tem coragem (porra), a maioria das pessoas iria colocar este tipo de documentário para fora após a sua carreira está acabada", disse Caleb.

Por último, a música que dá nome ao documentário:



bjs

2 comentários:

  1. Oi lindona, obrigada pela visita no meu blog, já estou seguindo, segue de volta tá bom? beijão!!!
    fearlessim.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá flor,
    Obrigada pela visita e pelo carinho viu, amei :D
    Passando para te desejar uma ótima semana ^^
    Volte sempre,
    Beijos

    lolaporlola.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comente!